Confira o resultado do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti em Torres

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental em Saúde de Torres, divulgou o resultado do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) na última sexta-feira, 26 de maio. O trabalho foi realizado no período de 15 a 25 de maio. O objetivo foi analisar o índice de infestação do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, vírus da Zika e febre Chikungunya, e Aedes albopictus, também transmissor da febre Chikungunya, além de identificar os recipientes predominantes utilizados pelos mosquitos e, com o resultado, buscar possibilidades para o controle.

De acordo com a Vigilância Ambiental, no levantamento foram visitados 1.376 imóveis, sendo que o índice de infestação médio do Aedes aegypti registrado foi de 3,4% e o índice de infestação médio do Aedes albopictus foi de 0,4%. Com o resultado, segundo o Ministério da Saúde, o município se enquadra em situação de médio risco para infestação. Ainda de acordo com a Vigilância Ambiental, através do LIRAa constatou-se que a maioria dos focos do mosquito foram encontrados dentro dos pátios das residências.

Na cidade, os bairros Getúlio Vargas, Igra, Jardim Eldorado e Vila São João referem-se a de maior índice de infestação, mas todos os demais bairros também foram encontradas amostras do mosquito.

Recipientes predominantes

Os focos de Aedes foram encontrados nos mais diversos recipientes: pneus, lona plástica, bromélias, caixa de isopor, porta-luvas, ferro-velho, tanque, vaso sanitário em desuso, balde, pote, poça de água, banheira, bacia, porta de geladeira, banco de bicicleta, água de cachorro, ralo, copo, caixa d’água, fonte, prato de flor, panela, casca de palmeira, piscina, lata, tonel, jet ski, pia, cemitério, garrafa, entre outros.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, biólogo Lasier França, 99% dos recipientes utilizados para reprodução do mosquito Aedes aegypti, foram objetos que poderiam ter sido evitados, se a população tivesse seguido as orientações de combate à doença.

“A mobilização de cada cidadão tem que começar neste momento, ser imediata e, depois, mantida. Só trabalhando em conjunto, setor público e população, cada um fazendo sua parte, o mosquito poderá ser controlado” reforçou.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo