Educação Especial Inclusiva – Formação Continuada Monitores de Educação Especial

A Secretaria Municipal de Educação de Torres, através da Coordenação de Educação Especial Inclusiva, vem realizando ao longo do primeiro semestre de 2023 a Formação Continuada para Monitores de Educação Especial.

Aconteceu no último dia 26 de maio de 2023 mais um encontro de formação, com a presença síncrona de mais de 60 monitores de educação especial. Essas ações se fazem necessárias para a qualificação destes profissionais, desenvolvendo novos conhecimentos na sua prática pedagógica, garantindo assim mais segurança e profissionalismo no trabalho desenvolvido. Dentre os temas de formação estão sendo abordados práticas inclusivas, atribuições, múltiplas deficiências, adaptações pedagógicas inclusivas e manejos no contexto escolar.

As formações acontecem de forma presencial em alguns encontros e se dão de forma síncrona conforme plano de ação projetado pela coordenação da educação especial municipal. As práticas de Formação Continuada estão em consonância com o Plano Municipal de Educação, trabalhando a estratégia apontada no mesmo, que é oferecer e garantir aos profissionais que atuam nas salas de recursos multifuncionais e na monitoria de alunos da educação inclusiva, visando capacitá-los para realizar avaliação-diagnóstica no atendimento educacional especializado de alunos com deficiência, transtorno global de desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação e aos monitores o conhecimento das especificidades de cada aluno.

Para o Secretário de Educação Alexandre Porcatt, as formações da Educação Especial Inclusiva permitem refletir a necessidade dos professores e monitores em promover mudanças, de modo que consigam possibilitar a todos, sem exceção, um ensino de Estado do Rio Grande do Sul Poder Executivo do Município de Torres Secretaria Municipal de Educação Coordenação de Educação Especial qualidade que respeite as diferenças e especificidades dos estudantes elegíveis aos serviços da educação especial, à igualdade de oportunidades e a participação na sociedade.