Torres participa da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social que ocorre em Brasília por meio da assistente social do município, Vanessa Benedet de Almeida Assistente Social do Município de Torres, foi eleita delegada na Conferência Municipal de Assistência Social (em junho/2023), assim, participou da Conferência Estadual (em outubro/2023) e lá foi eleita delegada para representar o Estado do RS na Conferência Nacional de Assistência Social, que teve início no dia 05/12 e finaliza hoje dia 08/12, em Brasília.

As Conferências, são instâncias máximas de participação e controle social, e na Política de Assistência Social, acontecem a cada dois anos, neste ano com o tema: RECONSTRUÇÃO DO SUAS (sistema único de assistência social) – O SUAS QUE TEMOS. O objetivo maior das Conferências é traçar as diretrizes para as Gestões Nacionais, Estaduais e Municipais da Política de Assistência Social, bem como para a execução dos Programas, Serviços e Benefícios socioassistenciais.

O objetivo do encontro é fortalecer as políticas públicas para levar mais Assistência Social aos municípios brasileiros. Com representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil, Torres está presente nas discussões do tema. Várias propostas já foram debatidas para melhoria do Cadastro Único (CadÚnico), além do financiamento de programas para os municípios.