Você conhece a Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Itapeva (APALI)? Venha saber mais

A semana do meio ambiente busca conscientizar a população sobre a importância de preservar os recursos naturais e atenção as mudanças climáticas. Neste ano a semana do meio ambiente acontece entre 05 e 09 de junho, aqui no site da prefeitura iremos abordar algumas pautas relevantes e de contribuição com o meio ambiente. Hoje vamos saber um pouquinho mais da Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Itapeva (APALI).

A APALI é uma Unidade de Conservação gerida pela prefeitura de Torres, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo. Ela foi criada em 1999 como medida compensatória para a instalação do Aeroporto Regional de Torres e tem como seu símbolo as lindas bromélias do gênero Tillandsia.

Diferente do Parque Estadual de Itapeva e do Refúgio da Vida Silvestre Ilha dos Lobos, que são de proteção integral, na APALI é permitido o uso de seu território de maneira sustentável. Desta forma, um dos seus principais objetivos é compatibilizar o desenvolvimento socioeconômico com a proteção dos ecossistemas naturais ali existentes. Assim, em sua área de 436,99 hectares as seguintes atividades são estimuladas: apicultura, viveiros de produção de mudas de espécies florestais, ornamentais e medicinais, adensamento florestal com espécies de interesse econômico, como o palmito (Euterpe edulis) e espécies ornamentais (ex: Heliconia sp.), mas também são permitidas a agricultara de subsistência e a pecuária.

Para saber mais, visite a página no Instagram @apadalagoadeitapeva e acesse a página no link abaixo.

Texto: Larissa Zanette

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Pular para o conteúdo