APA da Lagoa de Itapeva (APALI)

A Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Itapeva (APALI) é uma Unidade de Conservação (UC) gerida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo de Torres. Esta é uma UC de Uso Sustentável e se situa entre a estrada do Mar e a Lagoa Itapeva. Embora o nome da APALI seja inspirado na Lagoa de Itapeva, esta não faz parte de seu território, apenas parte de sua margem .

As terras que compõem a APALI somam 436,9 hectares distribuídos em diversas propriedades particulares, de natureza rural, onde são desenvolvidas atividades agrosilvopastoris de subsistência, tais como criação de abelhas e de gado e plantio de culturas como a mandioca e milho. A visitação no local, somente pode ser feita com acompanhamento dos gestores da UC e com autorização.

Na APALI, encontra-se uma boa representação de alguns ecossistemas da Planície Costeira do RS, tais como: Banhados, Restinga, Dunas, Mata Paludosa e Campos Úmidos, nos quais se distribuem representantes da biodiversidade regional. Em relação à fauna, podemos observar, entre outros: Ratão do Banhado, Lagarto Teiú, Tuco- tuco, Cachorro do Mato, algumas espécies de serpentes e mais de 150 espécies de Aves. A diversidade florística é bem variada conforme cada ambiente, e inclui, entre outras espécies: Pitangueira, Cocão, Butiazeiro e uma diversidade significativa de Orquídeas e Bromélias, entre as quais as do gênero Tillandsia, que são ameaçadas de extinção e é planta símbolo da APALI. Para maiores informações acesse o site: https://torres.rs.gov.br/area-de-protecao-ambiental-da-lagoa-de-itapeva/

pt_BRPortuguês do Brasil