Casa nº 1

Localizada ao lado da Igreja Matriz São Domingos, à Rua Padre Lamonaco, n.1 foi residência do Alferes Manoel Ferreira Porto no início do sec. XIX. Foi a primeira residência em Torres com instalações mais confortáveis. A primeira fase pode ser datada entre 1802 e 1806.
Auguste de Saint Hilaire (1779-1853) em 1820 inicia sua viagem ao Rio Grande do Sul por Torres e escreve em seu livro que “Como há projeto de se localizar em Torres a sede de uma paróquia, começaram a construir aí uma igreja, da qual até agora existe apenas o madeiramento. Depois de passarmos por essa igreja, chegamos a um forte, cuja construção está sendo ultimada neste momento e junto ao qual se acha o alojamento dos soldados do posto e o do alferes que os comanda. Estas construções estão situadas no lado ocidental do monte […] chegado à residência do alferes, mostrei-lhe meus documentos, sendo muito bem recebido e hospedado numa pequena casa, onde ficarei sozinho e donde se avista o lago”.
Acredita-se que a casa abrigou Dom Pedro I em 5 ou 25 de dezembro de 1826 (apesar haver estudos que contestem o tempo de permanência na casa). Mas, é certo Dom Pedro I percorreu por duas vezes o sítio torrense. Veio em missão militar. No deslocamento de retorno à corte, recebe a notícia da morte da Imperatriz Dona Leopoldina.

Endereço:
Rua Padre Lamonaco, 1, Torres - RS
pt_BRPortuguês do Brasil

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo