Morro do Farol

O Morro do Farol, também conhecido como Torre Norte, é um local de intensa visitação devido às belas paisagens que se descortinam lá de cima.

Trata-se da primeira Torre que se avista pelo Norte e possui na sua estrutura uma grande plataforma onde surgiu e se desenvolveu o centro e a cidade de Torres.

É possível acesso seguro de bicicleta e de carro, sendo o local preferido de moradores e turistas para observar a imensidão do mar e as demais praias.

Dele é possível avistar a Reserva Ecológica Ilha dos Lobos. É também um local propício para vôos de paraglider e parapente.

O Morro do Farol é um observatório perfeito das baleias francas que fazem seu trajeto no período de agosto a novembro, em busca de águas mais quentes para procriar e ter filhotes.

Em 1777, abrigou um cemitério indígena e o Forte de São Diogo e em 1911 foi construído o primeiro farol.

Ao todo já foram três construções, o primeiro contou com uma estrutura feita em chapas de aço, durou pouco tempo e logo em seguida foi desativado. O primeiro farol com sua torre Mitchell, foi inaugurado no entardecer do dia 25 de janeiro de 1912 pelo mecânico de faróis Alfredo Kurt Schulz e funcionou até 1928. Fabricado na França pela BBT Barbier Bénard Turenne Constructers, foi adquirido em 1908, na época, por 15.020 francos. Todo o material, em placas de aço, incluindo a fonte luminosa que ficava acesa por 12 horas diárias e que consumia sete litros de querosene, pesava 30 toneladas. O farol foi transportado de Laguna até Torres através de carretas puxadas por junta de bois por 170 km. As obras para erguer o farol, construído em posição estratégica para então delimitar as águas dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tiveram início em 1911, sob o governo do intendente municipal de Torres Coronel João Pacheco de Freitas.

No final dos anos 20 do século passado, uma outra construção tomou o lugar do primeiro farol. Esta era uma espécie de andaime, com uma roda em cima, que possuía janelas com cores. Dentro, um lampião iluminava, enquanto a roda girava. Funcionou de 1928 até 1952.

O atual farol está desativado e foi inaugurado em 1952. Trata-se de uma construção em alvenaria, azulejado e que é utilizado pelo ICM-Bio como observatório de fauna marinha.

Endereço:
Morro do Farol, Torres, RS
pt_BRPortuguês do Brasil

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo