Parque da Guarita

O Parque José Lutzenberger – Parque da Guarita – é o principal atrativo turístico do município de Torres, procurado por milhares de turistas, atraídos pelo sua paisagem singular, formada pelo contraste das torres basálticas com o mar, além do contato com a natureza e importante geossítio do projeto Geoparque Cânions do Sul. A praia é propícia à prática de surfe.

O Parque Estadual da Guarita foi projetado pelo famoso paisagista Burle Marx e teve seu início com a promulgação do Decreto Estadual 21.540, de 28 de dezembro de 1971, o qual declarou utilidade pública, para fins de desapropriação, duas áreas de terras situadas no município de Torres, na periferia da zona urbana ao sul da cidade. Em 14 de outubro de 1981 o Estado declara através do Decreto 30.377 o Parque da Guarita como área especial de interesse turístico.

Em 2003, teve seu nome alterado pela Lei Estadual 11.884 para Parque Estadual José Lutzenberger, em homenagem ao engenheiro agrônomo e ambientalista, por ter sido um dos maiores incentivadores da criação do parque e inclusive colaborado na concepção e execução do mesmo.

Confira aqui o horário de funcionamento, valores de estacionamento e outras informações.

pt_BRPortuguês do Brasil

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo