.

Ponte Pênsil

Ao contrário de dividir, o Rio Mampituba, desde sempre, foi um elo de ligação entre o RS e SC. Cultural e economicamente sempre estivemos “atrelados”. Um passo público,(uma ponte) para transpor esse obstáculo natural, sempre foi uma aspiração das duas comunidades ribeirinhas. Sendo assim, por volta da virada da primeira para a segunda metade do Século XX edificou-se a tão sonhada ponte pênsil. Contudo, a mesma sempre mostrou-se frágil e vulnerável ao curso natural do espelho d’agua que atravessava.

Com 30 metros de extensão, a ponte foi inaugurada em 24 de outubro de 1984 e revitalizada em 1985, em um esforço compartilhado entre as administrações municipais de São João do Sul (SC) e Torres (RS) erguia-se uma segunda via de ligação entre os mesmos.

Um fato curioso é que no dia em que foi inaugurada, a mesma não suportou a “carga humana” que a “utilizava” e simplesmente “ruiu”. Fato verídico, com traços alegóricos que com alguma imaginação foi incorporado ao rico folclore local.

A ponte pênsil de Torres é considerado um dos pontos turísticos da cidade. Feita de madeira e cabos de aço, sua travessia é feita apenas por pedestres.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email